FOGO BEM FEITO

 

Como dizem os gaúchos “Quem assa churrasco é o fogo”. Isso porque um fogo fraco pode estragar o prato. A dica é que o carvão Sulcarvo ou Sulcácia seja aceso com antecedência, para que este libere a fumaça inicial que deixa gosto e aroma ruim no churrasco. A hora certa de colocar a carne é quando se formam as brasas e aparece uma camada de cinzas por cima delas. Depois, é só espalhar um pouco a brasa na churrasqueira e começar a assar.
Outro segredo é acertar a distância entre as brasas e a carne. Se o espeto estiver muito perto do fogo a carne vai queimar e não vai assar muito bem o seu interior. Se estiver muito longe vai cozinhar, mas perder o gosto. A distância ideal é mostrada quando a gordura pinga na brasa: não podem levantar labaredas ou demonstrar pouco fogo. Porém, isto melhora com a prática e a observação.



 

ESCOLHA DAS CARNES


Essa é uma etapa muito importante em um churrasco de sucesso. A preferência deve ser das carnes de coloração vermelho rosado e com gordura clara. Se o corte estiver vermelho escuro e com a gordura mais amarela pode ser de um animal velho. Se possível, verificar a maciez da carne com o dedo indicador. Quando está muito dura, não serve para assar no fogo. Os cortes que vem embalados ao vácuo também são indicados porque mantém a carne fresca por mais tempo.



 

ESPETOS E GRELHAS

 

Os espetos com cabos de madeira protegem o assador. Existem em formatos largos ou duplos e permitem que a carne seja posicionada de qualquer lado. Servem para carnes menores, costelas, medalhões e aperitivos. Já as grelhas são indicadas para carnes maiores como picanha, maminha e contrafilé. Isso porque conserva o suco da carne e a deixa mais macia. Há quem faça a picanha no espeto mas isso pode deixar a carne mais dura e menos suculenta.



 

O SAL GROSSO

 

Ao temperar com sal grosso, o principal objetivo é realçar o gosto da carne. Outros temperos, molhos e incrementos podem mascarar o sabor da carne.

Use o sal grosso a seco, direto sobre a carne, na hora exata em que ela for para a churrasqueira.

Para saber a quantidade exata de sal grosso, não há mistério: basta passá-lo na carne, em abundância, e na hora em que a carne estiver no ponto de mal passada, bater o espeto e retirar o excesso.


No link abaixo link você pode utilizar a ferramenta para auxilio ao churrasco, calculandoa quantidade aproximada para fazer o seu churrasco:

http://www.calculoparachurrasco.com.br/